07/05/2021 às 17h01min - Atualizada em 07/05/2021 às 17h01min

Medição de Pressão e a Metrologia Saiba mais

A medição de pressão é uma prática que está presente nas mais diversas áreas e indústrias, como as químicas, siderúrgicas, metalúrgicas, dentre outras.  Iremos diferenciar nesse breve artigo abaixo as diferenças entre Metrologia e Medição de Pressão.

Medição de Pressão

A importância de medir pressões se dá, pois isso é o que garante qualidade e segurança em todos os lugares, como no comércio.

Uma medição errada pode causar enormes danos e prejudicar o dia a dia da população, em geral. A medida de pressão é fundamental e deve ser feita com frequência e por pessoas especializadas.

No entanto, não basta apenas medir a pressão. É necessário ter certeza do valor que está sendo apresentado, garantir que ele não está equivocado. Nessa hora que entra a metrologia.

O que é pressão arterial normal e quando é considerada alta?

A pressão arterial é sempre medida em vários dias e quando você está em repouso. Se várias dessas medidas forem muito altas, diz-se que você tem pressão alta, mesmo que apenas uma das duas - a sistólica ou a diastólica - esteja alta. O termo médico para pressão alta é hipertensão.

Em adultos, a pressão arterial é considerada normal sob um valor sistólico de 140 mmHg e sob um valor diastólico de 90 mmHg.

Ao medir sua pressão arterial pela primeira vez, faz sentido medir a pressão arterial em ambos os braços, porque às vezes ela está alta em apenas um lado. Os valores mais elevados são sempre os utilizados para aferir a pressão arterial.

Depois disso, basta medir a pressão arterial apenas no braço que produziu a leitura mais alta. Considera-se que uma pessoa tem pressão alta se o valor sistólico for superior a 140 mmHg, o valor diastólico for superior a 90 mmHg ou se ambos forem superiores a essas leituras.

A própria hipertensão geralmente passa despercebida. Somente se for extremamente alto, às vezes pode resultar em sintomas como tonturas ou problemas de visão.

A longo prazo, a pressão alta aumenta o risco de problemas cardiovasculares, como ataques cardíacos, derrames e insuficiência cardíaca e renal. Portanto, se você ou o seu médico acharem que você tem pressão alta, é importante verificar a pressão arterial regularmente.

Se as leituras forem repetidamente muito altas, existem várias maneiras diferentes de reduzir a pressão arterial e diminuir o risco de consequências para a saúde a longo prazo. Saiba mais dos produtos de medir pressão no site (melhormania.com.br/melhor-medidor-de-pressao/).

O que é a Metrologia

A metrologia é a ciência da medição. Com o crescimento de indústrias, as pessoas que trabalham com a metrologia precisam estar mais presentes na hora de garantir a qualidade e eficiência de determinados produtos.

A metrologia abrange diversas áreas, como saúde, comércio, meio ambiente e indústrias.

A calibração de um medidor de pressão, como um manômetro, exige muito cuidado e atenção. É preciso que seja feita por um profissional e de forma a não desviar das normas padrões e exigências.

O que é Pressão

Pressão é toda força aplicada em determinado local ou objeto. A pressão atmosférica, por exemplo, é a responsável por nos empurrar para baixo com uma determinada força.

Em laboratórios de química é comum que se encha recipientes com gases e se meça a pressão presente nesses recipientes.

A pressão é medida, geralmente, com cálculos de física, no entanto, pode ser utilizada de forma interdisciplinar por estar incluso na vida de todos.

Tipos de pressão

A pressão é muito medida no dia a dia e ela está presente nas mais diversas coisas, desde uma latinha de refrigerante até os grandes foguetes que vão para o espaço.

Nós próprios somos afetados pela pressão atmosférica constantemente, que interfere no nosso dia a dia, como no fato das coisas caírem no chão ou levantarmos mesmo coisas pesadas. Tudo é afetado pela pressão que sofremos e exercemos.

Na física a pressão é relacionada a certas determinações, e assim se diferem os tipos de pressão. Pressão absoluta, manométrica, a vácuo e diferencial.
    
Pressão absoluta

A pressão absoluta é a pressão total exercida em um corpo ou por um corpo sobre a terra. A soma das pressões daquele corpo, que estejam superiores ao zero absoluto.  A pressão absoluta é a pressão total exercida em determinado objeto ou local.
    
Pressão manométrica

A pressão manométrica é o que determina pressões acima de pressões atmosféricas. O manômetro, por exemplo, é responsável por informar quantas vezes maior o que a pressão atmosférica está a pressão de determinado objeto ou local.
    
Pressão no Vácuo

A pressão no vácuo é o que mede a pressão quando esta está abaixo da pressão atmosférica. Ela mede o quão abaixo a pressão está da pressão atmosférica.

Pressão diferencial

A pressão diferencial é dada pela diferença entre duas pressões. É encontrada ao se subtrair duas pressões.

Link
Notícias Relacionadas »